O ano está se despedindo e os lançamentos de foguetes também, então fique agora com as últimas notícias sobre foguetes e missões do ano de 2020 !!
*As atualizações são realizadas sempre que necessário*
13/12: Falcon 9 Missão: SXM 7
O foguete falcon 9 colocou em órbita o poderoso satélite SXM 7 para a empresa líder em entretenimento de áudios nos E.U.A , a SÍRIUS XM. O SXM 7 fornecerá a maior densidade de potencia de qualquer satélite comercial em órbita, enviando mais de 8.000 watts de conteúdo para Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e Caribe, aumentando a qualidade do sinal para os assinantes do Sirius XM. Uma vez em órbita o satélite implantou um grande refletor de antena não dobrável que permite a transmissão tanto para rádios fixos quanto para os de veículos em movimento.
O lançamento ocorreu do Complexo de Lançamento Espacial 40 Estação Da Força Aérea - Cabo Canaveral - Flórida ás 02:30 no horário de Brasília
14/12: Angara A5 Missão: 2 teste de voo
O foguete russo Angara A5, finalmente realizou o seu segundo teste de voo orbital. O lançamento do foguete vinha sendo adiado desde dezembro de 2019.
O lançamento ocorreu do Cosmódromo de Plesetsk - Rússia
15/12: Rocket 3.2 Missão: Teste de voo
O rocket 3.2 foi lançado para realizar seu teste de voo, representantes da Astra Space disse que apesar de não atingir a órbita o teste foi considerado um sucesso, o rocket 3.2 é o segundo de uma série de 3 lançamentos anunciados pela Astra em 2020. Em setembro teve a tentativa de lançamento do rocket 3.1, mais infelizmente ele caiu a uma distancia curta do local de lançamento, o motivo foi uma falha na correção da mistura de RP-1 E LOX .
O lançamento do rocket 3.2 ocorreu do Complexo Espacial do Pacífico em Kodiak - Alaska ás 17:55 no horário de Brasília.
15/12: Electron Missão: Strix-a
O foguete da rocket lab, Electron, colocou em órbita o satélite-radar strix-a da startup japonesa Synspective, o satélite é u da Terrem radar de abertura sintética ( em inglês: Synthetic Aperture Radar), será usado para gerar imagens da Terra, a novidade é que com esse equipamento será possível "enxergar" através das nuvens, em qualquer condição de iluminação e em condições climáticas desfavoráveis. O satélite é um demonstrador para a constelação com 25 satélites do Japão. Está em uma órbita sincronizada com o sol , 500 km.
O lançamento ocorreu da Península de Mahia - Nova Zelândia
17/12: PSLV Missão: C50
O foguete Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV) da Índia, colocou em órbita o satélite de comunicação CMS 1, o CMS 1 é considerado a substituição do antigo satélite Gsat-12, o satélite fornecerá serviços como telemedicina, teleducação, apoio a gestão de desastres e acesso á internet via satélite.
O lançamento ocorreu do Centro Espacial Satish- Dawan - Costa Leste Índia.
17/12: fALCON 9 Missão: N-ROL 108
O foguete Falcon da empresa SpaceX, colocou em órbita um satélite a serviço do National Reconnaissance Office (NRO). A carga é considerada secreta, NRO 108 é uma missão do governo dos E.U.A, porém esse foi um lançamento adquirido comercialmente e não faz parte do Programa Espacial de Segurança Nacional da Força Espacial dos Estados Unidos.
O lançamento ocorreu do Complexo de Lançamento Espacial 39 - Centro Espacial Kennedy - Florida ás 11:00 no horário de Brasília.
Após a separação do estágio, a SpaceX pousou o primeiro estágio do Falcon 9 na Zona de Aterrissagem na Estação Força Espacial - Cabo Canaveral - Flórida
17/12: Missão: Retorno de Amostras Lunares
A missão chinesa não tripulada Chang'e 5 com o objetivo de retornar para terra amostras da superfície lunar, pousou na lua no dia 1 de dezembro, no dia 17 a sonda chegou na Terra e trouxe cerca de 1,8 kg de amostra lunar.
O pouso aconteceu na província da Mongólia Interior ás 14:59 no horário de Brasília.
Com essas amostras a China se tornou a 3 nação mundial a trazer para o Planeta Terra amostras do terreno lunar, depois dos E.U.A e Rússia.
18/12: Soyuz ST-29 Missão: OneWeb
O foguete Soyuz ST-29 colocou em órbita 36 satélites OneWeb. O objetivo da empresa OneWeb é levar a internet em todos os lugares e para todos, criando uma plataforma de conectividade global por meio de uma constelação de satélites em uma órbita terrestre baixa. A constelação promete fornecer serviços de conectividade de alta velocidade e baixa latência para uma grande quantidade de clientes, incluindo aviação, marítimo, governo entre outros. Esses novos 36 satélites aumentaram o número da frota existente para 101 satélites em órbita terrestre baixa. A OneWeb é uma joint venture entre a OneWeb Satellites e Airbus Defense and Space, sendo a OneWeb a principal contratante da constelação.
O lançamento ocorreu do Cosmódromo de Vostochny - Rússia ás 09:26 no horário de Brasília.
22/12: Long March 8 Missão: XJY 7
Está programada para acontecer o lançamento do foguete chinês Long March 8 que colocará em uma órbita Heliossíncrona, uma carga útil para o governo Chinês, porém essa é uma missão considerada secreta e por ser considerada secreta não divulgaram informações sobre a carga útil da missão.
O lançamento ocorrerá da Ilha de Wenchang - Província de Hainan - China ás 01:29 no horário de Brasília.

Comments