top of page

PERSEVERANCE: TUDO SOBRE NOVO ROVER EXPLORADOR DO PLANETA MARTE

Foto do escritor: Gabriela BarbosaGabriela Barbosa

A missão da NASA em busca de água e bioassinaturas no Planeta Vermelho não começou ontem!! Nessa busca incessável por esses e outros recursos, o sonho de viajar para o Planeta Marte persegue cientistas e engenheiros desde 1965, quando a NASA recebeu pela primeira vez uma foto do Planeta enferrujado. Desde então cientistas, engenheiros e muitos outros profissionais buscam formas de enviar novas missões ao planeta para realizar estudos pesquisas e viabilizar uma forma de enviar seres humanos nas futuras missões a Marte.


MISSÃO MARS 2020 ROVER PERSEVERANCE:


Um dos objetivos do mais novo explorador do Planeta Vermelho é procurar por sinais de vida microbiana que possa ter existido no passado, o rover possui uma furadeira para coletar amostras de núcleo de rocha e regolito para em seguida armazená-las em tubos selados para uma futura missão que os trará de volta à Terra para análises mais detalhadas (o que deve acontecer em 2031).


DATA E LOCAL DO LANÇAMENTO:


A missão Rover Perseverance (antes Mars 2020), foi lançada no dia 30 de Julho de 2020 do Complexo de Lançamento Espacial 41 - da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, no Estado da Flórida - ás 08:50 BRT ou 11:50 UTC pelo foguete Atlas V na configuração 541.


OS OBJETIVOS CIENTÍFICOS


Os 4 Principais objetivos da missão para estudos científicos são:

  1. Procurar habitabilidade: Identificar ambientes passados capazes de suportar vida microbiana.

  2. Buscar bioassinaturas: Procurar sinais de possível vida microbiana passada nesses ambientes habitáveis (particularmente em rochas especiais que preservam sinais de vida ao longo do tempo).

  3. Amostras em cache: Coletar amostras e armazena-las na superfície marciana.

  4. Preparação para humanos: Testar extração de oxigênio da atmosfera marciana através do dióxido de carbono.

O Programa de Exploração de Marte estuda o planeta como um sistema planetário para:

  • entender a formação e evolução inicial de Marte como planeta.

  • entender a história dos processos geológicos que moldaram o planeta ao longo do tempo.

  • estudar o potencial do planeta ter abrigado vida microbiana no passado.

  • estudar uma forma viável para futuras explorações em Marte realizadas pelo ser humano.


*Durante a missão diversos experimentos serão realizados para testar os novos sistemas e os novos instrumentos científicos*


A ESPAÇONAVE:


É uma "nave" protetora que transportou o Rover Perseverance da Terra a Marte.

A cápsula foi separada do veículo de lançamento ( Atlas V - 541) fora da Terra e da Atração Gravitacional, a espaçonave consiste em várias partes mecânicas, sendo as 5 principais partes do projeto: O Estágio de Cruzeiro> O Estágio de Descida> O BackshelL> E o Escudo Térmico > Rover.

Essas partes foram baseadas na missão que colocou o Rover Curiosity no Planeta Vermelho - Mars Science Laboratory.


ESTÁGIO DE CRUZEIRO:



O estágio de cruzeiro deu suporte a todo o veículo durante sua viagem de sete meses a Marte, mantendo-o ligado.

Ele possui um painel solar para fornecer energia ao rover durante toda a viagem, antenas de rádio mantêm o veículo em contato com a Terra, os tanques de combustível e pequenos propulsores no estágio de cruzeiro permitem ajustar o curso da nave conforme necessário durante a fase de cruzeiro.


BACKSHELL:



O backshell abrigava propulsores adicionais que dispararam durante a entrada guiada, descida e pouso. Dentro da parte superior do backshell encontrava-se o paraquedas que foi lançado durante a descida do Rover. Juntos o backshell e o escudo térmico formavam o aeroshell que protegia o rover durante sua descida turbulenta a Marte.


ESTÁGIO DE DESCIDA:


O estágio de descida foi o “jetpack” de vôo livre do rover que se separou da carcaça e usou oito motores para desacelerar a descida final. Ele também contêm o sistema de radar de pouso, que foi usado para tomar decisões de última hora sobre o toque, pouco antes do toque o estágio de descida abaixou o rover sobre os cabos de Nylon antes de colocá-lo suavemente na superfície. Uma vez que o rover pousou no solo o estágio de descida voou para fazer sua própria aterrissagem na superfície a uma distância segura do rover.

ROVER:


O rover é um Veículo Espacial projetado especialmente para dirigir no terreno marciano, possui seis rodas é carregado com câmeras 23 e 7 instrumentos científicos, Perseverance foi projetado para explorar a superfície, realizar descobertas, coletar e armazenar amostras.

ESCUDO TÉRMICO:


Escudo térmico é um prato dourado com cerca de 4.5 metros de diâmetro que ajudou a desacelerar o veículo durante sua abordagem final enquanto protegia o rover do calor extremo durante a entrada na atmosfera marciana. O escudo térmico foi projetado para suportar temperaturas altíssimas de ~ 1.300 graus Celsius enquanto desce pela atmosfera de Marte.

FASE DO CRUZEIRO:


A fase de cruzeiro começou logo após que a espaçonave separou-se do foguete minutos após seu lançamento, a espaçonave saiu da Terra em uma velocidade de aproximadamente 39.600 km / h e viajou até o Planeta Marte em uma viagem de aproximadamente 7 meses.

Durante essa viagem os engenheiros (aqui na Terra) tiveram várias oportunidades de ajustar a trajetória de vôo da espaçonave para garantir que sua velocidade e direção seriam as melhores para a sua chegada em Marte. O primeiro ajuste na rota de vôo da espaçonave aconteceu cerca de 15 dias depois do lançamento, após realizar seu "cruzeiro" através do espaço a espaçonave manobrou pela atmosfera de Marte para finalmente realizar o pouso do precioso rover Perseverance na superfície do Vermelho Vermelho.


TIMES:


Nos lançamentos de foguetes aqui na terra a contagem é feita em T + e T-, no caso do Rover a contagem é feita em E + e E-.

Abaixo temos uma lista com os tempos desde a entrada na atmosfera até o pouso do Rover na superfície.


E - 10 Solta o estagio de cruzeiro - 1 estagio

Ponto E (0) - A espaçonave entra na atmosfera

E + 80 pico de temperatura

E + 90 pico de desaceleração

E + 240 Abre o paraquedas

E + 260 Solta o escudo térmico

E + 290 liga o radar - verificar terreno de pouso

E + 330 solução de navegação relativa ao terreno - local de pouso quase definido.

E + 350 separação Backshell e SkyCrane (estágio de descida)

A partir E + 350 o skycrane ativa os propulsores e começa gastar toda sua hidrazina, ao estabilizar a direção do ponto de pouso do perseverance, o skycrane começa descer o rover por um guindaste e deixa ele no local de pouso, em seguida parte para bem longe do rover perseverance.


ENTRADA, DESCIDA E POUSO:



A entrada, a descida e a aterrissagem (chamadas de EDL) é a fase mais curta e intensa da missão, ela começou quando a espaçonave atingiu o topo da atmosfera de Marte (viajando quase 20.000 quilômetros por hora) e terminou cerca de sete minutos depois com o Perseverance pousado na superfície do Planeta Enferrujado.

Nas fases EDL as peças da espaçonave caíram uma a uma até o rover estar "seguro" na superfície.


COMO FUNCIONA A ENTRADA NA ATMOSFERA MARCIANA:


Conforme a espaçonave entrava na atmosfera de marte o arrasto produzido retardou sua velocidade e essa mesma força a aqueceu bruscamente. O aquecimento máximo ocorreu cerca de 80 segundos após a entrada na atmosfera (como vimos no time acima) quando a temperatura na superfície externa do escudo térmico atingiu cerca de 1.300 graus Celsius, preso no aeroshell o rover atinge aproximadamente a temperatura ambiente, o que o manteve seguro durante essa etapa. A cápsula de entrada do Perseverance deixou o espaço e desceu para atmosfera de Marte, a medida que a descida pela atmosfera começou a espaçonave encontrou bolsões de ar que eram um tanto densos e que poderiam desviá-la de seu curso, para compensar pequenos propulsores foram disparados de seu backshell que ajustaram seu ângulo e direção de sustentação.

Esta técnica é chamada de entrada guiada e ajudou a espaçonave a permanecer no caminho para seu alvo.


IMPLANTAÇÃO DO PARAQUEDAS:


O escudo térmico reduziu a velocidade da espaçonave para menos de 1.600 quilômetros por hora e nessa etapa já era seguro lançar o seu paraquedas supersônico de 21.5 metros de diâmetro. Para acertar o tempo desse evento crítico o Perseverance usou uma nova tecnologia (Range Trigger) para calcular sua distância até o alvo de pouso e abrir o paraquedas no momento ideal. O paraquedas foi lançado cerca de 240 segundos após a entrada, a uma altitude de aproximadamente 11 quilômetros e a uma velocidade de aproximadamente 1.512 km por h.


POUSO:


Vinte segundos após o lançamento do paraquedas o escudo térmico se separou e caiu, nesse momento o rover foi exposto pela primeira vez a atmosfera de Marte e suas câmeras e instrumentos importantes poderiam ter travado na superfície (o que por sorte não aconteceu). Seu radar de pouso emitiu sinais na superfície para descobrir sua altitude enquanto outra tecnologia EDL (Navegação Relativa ao Terreno) entrava em ação, usando uma câmera especial para identificar rapidamente recursos na superfície, o rover os comparou com um mapa de bordo para determinar exatamente para onde estava indo.

Os membros da equipe da missão mapearam com antecedência as áreas mais seguras da zona de pouso e caso o Perseverance percebesse que estava dirigindo para um terreno mais perigoso, ele escolheria o local mais seguro e acessível e se prepararia para a próxima fase.


DESCIDA MOTORIZADA:


Na fina atmosfera de Marte o paraquedas conseguiu diminuir a velocidade do veículo para aproximadamente 320 quilômetros por hora para chegar a velocidade segura de touchdown, o Perseverance se livrou do paraquedas e desceu o resto do caminho usando retrofoguetes. Diretamente acima do rover (dentro do backshell) estava o estágio de descida e cerca de 2.100 metros acima da superfície o rover separou-se da carcaça e ligou os motores do estágio de descida, o estágio de descida desviou-se rapidamente de um lado para o outro, para evitar o impacto entre o paraquedas e do backshell que descia atrás dele.

A direção de sua manobra de desvio foi determinada pelo alvo seguro selecionado pelo computador que executou a Navegação Relativa ao Terreno.

O estágio de Descida do Perseverance utilizou Hidrazina como combustível.


Skycrane


Conforme o estágio de descida se nivelava e desacelerava até sua velocidade final de descida (aproximadamente 2.7 quilômetros por hora) ele iniciou a manobra skycrane com cerca de 12 segundos antes do toque.

Aproximadamente 20 metros acima da superfície o estágio de descida abaixou o rover em um conjunto de cabos de nylon (em português náilon) com aproximadamente 6.4 metros de comprimento, enquanto isso o rover descolava seu sistema de mobilidade travando suas pernas e rodas na posição de pouso e assim que o rover sentiu que suas rodas tocaram o solo, ele cortou rapidamente os fios de nylon que o conectavam ao estágio de descida e nessa fase o estágio de descida foi liberado para voar e fazer seu próprio pouso na superfície marciana á uma distância segura do Perseverance.


TEMPO PARA A EQUIPE RECEBER UM SINAL DO PERSEVERANCE:


Durante o pouso levou mais de 11 minutos para a equipe da NASA receber um sinal de rádio vindo de Marte, então quando a equipe da missão ouviu que a espaçonave entrou na atmosfera, na verdade, o rover já se encontrava estacionado em solo e esse é um dos motivos pelo qual o Perseverance foi projetado para completar todo o processo de EDL de forma autônoma.


LOCAL DE POUSO:

O rover Perseverance pousou na Região da Cratera Jezero no dia 18 de Fevereiro de 2021 - Essa cratera contem um deposito em leque fluvial rico em argila. Em várias línguas Eslavas (origem da palavra JEZERO), incluindo bósnio, o croatas entre outros, a palavra significa "LAGO"


ESCOLHA E NOMEAÇÃO DO ROVER:

No início da missão o rover tinha um nome provisório, Mars 2020, mas em 2020 a NASA realizou uma votação para que um nome final fosse escolhido ao mais novo explorador de marte. A agência recebeu originalmente mais de 28 mil sugestões de nomes e redações de alunos do ensino Fundamental e Médio. No fim a lista foi reduzida para um numero de nove nomes concorrentes, os nomes disponíveis para o rover foram:

  1. Courage

  2. Clarity

  3. Endurance

  4. Perseverance

  5. Tenacity

  6. Vision

  7. Ingenuity

  8. Promise

  9. Fortitud

Entre todos os nomes, Perseverance, foi o ganhador da votação e quem nomeou o rover foi o aluno Alexander Mather, um estudante do 7 ano do Ensino Fundamental de uma escola em springfild (Virgínia). Como prêmio Mather recebeu um convite para acompanhar o lançamento do Rover Perseverance a bordo do foguete Atlas V diretamente do Cabo Canaveral e por fim participou de uma live realizada pela NASA no dia da nomeação do nome.


PARTES DO ROVER


O CÉREBRO:


O computador do rover é considerado o cérebro do mesmo. O "cérebro" está localizado em seu corpo ( ao contrário dos seres humanos e a maioria dos animais, que o cérebro fica localizado na cabeça). O módulo do computador é chamado de RCE (ROVER COMPUTER ELEMENTS), na verdade o rover possui dois RECs idênticos em seu corpo, mas sempre há um de reserva. Seu cérebro possui uma memória especial para suportar ambientes de radiação extrema que existe tanto no espaço quanto na superfície de Marte. Sua memória Flash (RAM) é de 2 GigaBytes (o que é aproximadamente 8 vezes mais que a memória do Rover Spirity ou do Rover Opportunity), sua memória dinâmica de acesso aleatória (ROM) É DE 256 MegaBytes e possui uma memória somente de leitura programável e apagável automaticamente (EPROM) DE 256 KiloBytes.

O rover Perseverance carrega uma Unidade de Medição Inercial (IMU) que fornece informações de 3 eixos sobre sua posição, o que permite que o rover faça movimentos verticais, horizontais e laterais precisos. O dispositivo é usado na navegação do rover para apoiar travessias seguras e para estimar o grau de inclinação que o rover está testando na superfície de Marte.

Assim como o cérebro humano, os computadores do rover registram sinais de saúde como temperatura e níveis de energia junto com outros recursos que mantêm o rover funcionando. Este circuito de controle principal verifica incessantemente os sistemas para garantir que o rover seja capaz de se comunicar durante a missão e permaneça com suas temperaturas corretamente em todos os momentos, ele faz isso verificando de tempo em tempo as temperaturas (particularmente no corpo do rover) e ajustando o controle conforme a necessidade, depois registra a geração de energia e os dados de armazenamento de energia durante o dia marciano para decidir quais novas atividades podem ser iniciadas ou concluídas, para finalmente agendar e preparar sessões de comunicação com a Terra ou com orbitadores locais de Marte. Atividades como tirar fotos, dirigir e operar os instrumentos são executados sob comandos transmitidos em uma sequência de comando da equipe de vôo na Terra para o rover. O Perseverance gera constante engenharia, manutenção, telemetria de análise e relatórios de eventos periódicos que são armazenados para eventual transmissão, assim que a equipe de vôo solicitar as informações do rover.


O CORPO DO ROVER:


O corpo do rover Perseverance é chamado de caixa eletrônica quente ou WEB para abreviar, o corpo do rover é uma camada externa forte que protege o computador e os componentes eletrônicos do rover, seu objetivo é manter os "órgãos" vitais do rover protegidos e com a temperatura controlada.

A caixa eletrônica quente é fechada na parte superior por uma peça chamada Rover Equipamento Deck, o que permite um lugar para o mastro do rover e as câmeras ficarem no ar, tirando fotos com uma visão clara do terreno enquanto o rover viaja.

O corpo do Rover possui 3 metros de comprimento: 2.7 metros de largura: 2.2 metros altura e pesa 1.025 kg.

A parte inferior e as laterais são a estrutura do chassi, o topo é o convés de equipamentos do rover (sua parte traseira), e o fundo é a barriga.


O BRAÇO DO ROVER:


O braço robótico pode realizar diversos movimentos assim como os nossos, o braço do Perseverance possui "articulações" de ombro, cotovelo e punho para ter uma flexibilidade máxima, isso permite que o rover trabalhe como qualquer geólogo trabalharia, segurando e usando ferramentas científicas com suas mãos ( as chamadas Torres), suas próprias mãos extraem núcleos de rochas, obtêm imagens microscópicas e analisam a composição elementar e mineral das rochas/regolito do solo do planeta.

A principal função do braço é auxiliar nas investigações e coletar amostras, possui 2.1 metros e tem 5 "graus de liberdade".

Os graus de liberdade são conhecidos como: Junta de Azimute do ombro; Junta de Elevação do ombro; Junta de Cotovelo; Junta de Punho e Junta da Torre.

Esses "graus" são proporcionados por minúsculos motores chamados Atuadores Rotativos.

A furadeira no braço do Rover usará um movimento rotativo (com ou sem percussão) para penetrar a superfície e coletar as valiosas amostras, a furadeira é equipada com três brocas diferentes que facilitam nas coletas das amostras e análises de superfície. umas broca para coletar rochas, uma broca para regolito e uma broca abrasiva.

As brocas para rochas e regolito são usadas para coletar diferentes tipos de amostras diretamente em um tubo limpo de coleta, já a broca abrasiva serve para raspar ou "abrasar" as camadas superiores das rochas para expor superfícies frescas e intemperizadas para estudo. Os tubos de amostra têm aproximadamente o tamanho de uma lanterna, cada núcleo coletado tem 13 milímetros de diâmetro e 60 milímetros de comprimento, totalizando uma média de 10 a 15 gramas de material marciano por tubo.

Cada perfuração realizada pela furadeira possui 27 milímetros de diâmetro.


TORRE0 / MÃO:


No final do braço está a torre que é como se fosse a mão do rover ela carrega câmeras científicas, analisadores minerais e químicos para estudar a habitabilidade anterior de Marte e escolher a amostra mais cientificamente valiosa para armazenar em cache. Possui ainda um sensor voltado apenas para a proteção do braço contra danos, caso entre em contato com a superfície, o sensor enviará um comando para que o braço pare, se por algum descuido o braço tocar o solo.


Na mão do Perseverance estão montados 3 instrumentos científicos, sendo eles, SHERLOC; Câmera Watson e PIXL.


RODAS:


Perseverance tem 6 rodas, cada uma com seu próprio motor individual.

As duas rodas traseiras e dianteiras possuem também motores de direção individual, essa capacidade de direção permite que que o veículo gire 360° completo, a direção nas quatro rodas permite ainda que o rover desvie e faça curvas. As "pernas do rover" foram feitas de tubo de titânio e permite que o rover passe por cima de pedras de até 40 centímetros, já as rodas foram fabricadas em alumínio com "travas" para tração e raios curvos de titânio para proporcionar um suporte flexível. Cada roda possui 52.5 centímetros de diâmetro. O Perseverance usa um sistema de suspensão rocker-bogie, esse sistema é a forma como as rodas são conectadas ao resto do rover e controla como o mesmo interage com o terreno do Planeta.

O sistema de suspensão é composta por 3 componentes principais:

  • DIFERENCIAL: Conecta-se aos balancins esquerdo e direito por um pivô no centro do decker superior do rover.

  • ROCKER: Um de cada lado (esquerdo e direito), conecta a roda dianteira ao diferencial e ao bogie na parte traseira.

  • BOGIE: Conecta as rodas intermediarias e traseira ao rover.

Ao dirigir sobre o terreno irregular do Planeta Marte, o sistema de suspensão mantem um peso estável em cada uma das rodas e também minimiza a inclinação do rover enquanto ele dirigi, mantendo-o mais estável. A suspensão Rocker-Bogie permite que o rover passe por cima de obstáculos ou através de depressões tão grandes quanto as rodas do mesmo (52.5 centímetros), cada roda possui uma bandagem agressiva composta por 48 "travas" usinadas em sua superfície. As "travas" proporcionam ao rover ótima tração ao dirigir em areias macias e pedras duras, o rover foi projetado para resistir a uma inclinação de 45 em qualquer direção sem tombar, para sua proteção e direção segura o rover evitará qualquer terreno que exija uma inclinação superior a 30. O rover possui uma velocidade máxima em solo plano e duro de 4.2 centímetros por segundo ou 152 metros por hora, para os padrões dos veículos aqui da Terra o rover é bem lento, mas no caso da Exploração de Marte a velocidade não é a qualidade mais relevante nessa missão. Além de tudo o ritmo "devagar, quase parando" é uma forma muito eficaz de economizar energia, dessa forma o rover consome menos de 200 watts. Se compararmos isso com o motor de um carro de 200 cavalos de potência consumindo quase 150.000 watts, com certeza notaremos a economia de energia que o ritmo "devagar, quase parando" do Perseverance proporciona.


MICROFONES:


O Rover Perseverance foi equipado para ser um bom ouvinte!

Existe dois microfones instalados no rover e esse dois microfones permitem que o robô não apenas toque e pesquise Marte, mas pode finalmente ouvir os sons do Planeta. O rover pôde gravar os sons da aterrissagem e gravará os sons dos estudos feitos nas rochas.


MICROFONE 1: SUPERCAM


O microfone instalado no instrumento cientifico chamado SuperCam proporciona aos cientistas outras formas de estudar Marte. A principal função desse microfone é ajudar nos estudos de rochas, fica localizado em uma haste de 15 milímetros no topo do longo mastro do rover e pesa apenas 30 gramas. Esse microfone pode ouvir e gravar quando a SuperCam estiver Ligada ( mas apenas alguns milissegundos por vez) ou quando for para ouvir o vento solar e os sons do rover enquanto trabalha ( mas apenas cerca de 3.5 minutos por vez). O microfone tem a capacidade de ouvir os mínimos barulhos, como por exemplo o barulho emitido quando o laser da SuperCam estuda ruídos de rochas, ventos e o barulho do próprio rover em exercício. Quando a supercam dispara um laser contra uma rocha, uma pequena quantidade de rocha vaporiza em forma de um gás quente chamado plasma e o calor e a vibração gerada criam uma onda de choque que produz um som de estouro, a câmera e o espectrômetro da supercam podem "ler" o plasma para revelar a composição química da rocha ao mesmo tempo o microfone consegue escutar o barulho produzido pelo laser quando atinge em uma rocha a vários metros do rover.

O tipo de som produzido pelo laser diz aos cientistas sobre a massa e a composição da rocha, a intensidade do som revela a relativa dureza das rochas, o que revela mais sobre seu contexto geológico.


MICROFONE 2: GRAVAR SOM DA ATERRISSAGEM


O sistema Entrada, Descida e Aterrissagem (EDL) do rover Perseverance é semelhante ao do Rover Curiosity, Mas possui um microfone para gravar exclusivamente o som da descida e do pouso. Esse microfone gravou apenas enquanto o rover descia pela superfície. Com eles foi possível ouvir a fricção da atmosfera, os ventos e o som da poeira deslocada de acordo que o rover pousou. Esse microfone está localizado na lateral do rover ( mas seu cérebro - Computador - está protegido dentro do corpo do rover )


ENERGIA ELÉTRICA: O PODER DO ROVER


Assim como nós, seres humanos, o Rover Perseverance necessita de energia para funcionar, no caso dos seres humanos nossa maior fonte de energia vem dos alimentos, já a fonte de energia do rover vem da eletricidade. Sem energia elétrica seria impossível do rover mover seus instrumentos ou se comunicar com a Terra, o Perseverance carrega consigo um sistema de energia de radioisótopos, esse sistema produz um fluxo confiável de eletricidade usando o calor da decomposição do plutônio como seu "combustível". Sua fonte de energia é chamada de Gerador Termelétrico de Radioisótopo Multi-Missão (MMRTG).

O MMRTG converte o calor da decomposição radioativa natural do plutônio-238 em eletricidade, esse sistema de energia carrega as duas baterias principais do rover, o calor também é usado para manter as ferramentas e sistemas do rover em suas devidas temperaturas.

O MMRTG fica localizado na parte traseira do rover, sua vida útil operacional é de 14 anos, seu tamanho é de 25 centímetros de diâmetro por 26 de comprimento, pesa cerca de 45 kg, seu sistema de energia usa 4.8 kg de dióxido de plutônio como fonte de fornecimento de calor, sua energia produzida é cerca de 110 watts no lançamento e vai diminuindo alguns % ao longo do ano.

As duas baterias são de íon e lítio para atender as demandas de picos das atividades do rover, quando a demanda excede temporariamente os níveis estáveis ​​de saída elétrica do MMRTG. O combustível dentro de cada módulo de fonte de calor de uso geral é cercado por várias camadas de materiais de proteção, incluindo o tipo de material resistente usado nos cones dos mísseis projetados para sobreviver a condições de fogo durante a reentrada na atmosfera da Terra. Além disso, o combustível radioisótopo é fabricado em forma de cerâmica, semelhante ao material de uma caneca de café, que resiste a se quebrar em pedaços finos.


CÂMERAS:


O Rover Perseverance além de ser um bom ouvinte, pesquisador e analisador, o Rover também foi criado para ser um ÓTIMO observador.

No total ele possui 23 câmeras sendo dividas em três categorias: Câmeras científicas, câmeras de engenheira e as câmeras de imagem descendente.

  • 2 Mastcam-Z

  • - SuperCam

  • - PIXL - câmera Micro-Contexto

  • - SHERLOC - macro câmera integrada de contexto

  • - WATSON

  • 3 Câmeras de olhar para cima do paraquedas

  • 2 Câmeras do estágio de descida

  • - Câmera de olhar para cima do rover

  • - Câmera de olhar para baixo do rover

  • - CacheCam

  • 6 Câmeras de prevenção de riscos (HazCams)

  • 2 Câmeras de navegação (Navcams)


INSTRUMENTOS CIENTIFICOS EQUIPADOS NO ROVER


MastCam-Z:


É o nome do sistema de Câmera montado no mastro que equipado com uma função de zoom no Rover ( por isso o Z no fim do nome).

Possui câmeras que podem aumentar o zoom e focar fotos em 3D e faz vídeos em curta velocidade para permitir o exame detalhado do objeto distante. Sua principal função é fazer vídeos de alta definição, imagens panorâmicas coloridas e 3D da superfície e características de Marte na atmosfera com 1 lente de zoom.

MastCam-Z foi montada no nível dos olhos de um humano de aproximadamente 2 metros de altura e as câmeras são separadas por 24.2 centímetros para fornecer visão estéreo, pesa aproximadamente 4 kg e sua energia é de aproximadamente 17.4 watts, a cabeça de cada câmera mede 11 X 12 X 26 centímetro. O conjunto de eletrônicos digitais mede 22 X 12 X 5 centímetro já o teste de amostra e calibração de instrumentos mede 10 X 10 X 7 centímetros. Seu retorno de dados é de aproximadamente 148 MegaBytes por Sol ( 1 dia em Marte) em média, a qualidade da cor das imagens é semelhante ao de uma câmera digital de 2 MegaPixels, o tamanho das imagens são de 1.600 X 1.200 Pixel. A resolução de imagem é capaz de resolver entre aproximadamente 150 micrômetros por Pixel, 0.15 milímetros a 7,4 milímetros por Pixel, dependendo da distancia.


MEDA:


O Mars Environmental Dynamics Analyser ( MEDA), faz medições climáticas, mede a quantidade e tamanho das partículas de "poeira" na atmosfera. Sua principal função é medir o clima e monitor o regolito com sensores, os sensores estão instalados no "pescoço" no mastro do Rover, no convés, na parte frontal e no interior do corpo do Rover.

Os sensores pesam cerca de 5.5 kg, para todos os componentes, sua energia é de até 17 watts, dependendo das medições programadas e se retorno de dados é de aproximadamente 11 MegaBytes. Cada um dos 5 sensores de temperatura mede 5.75 X 2.75 X 6.75 Centímetros, o sensor de radiação e "poeira" tem 13.2 X 11.5 X 7.25 Centímetros, o sensor infra vermelho térmico 6.25 X 5.75 X 5.75 Centímetros, o sensor de umidade relativa 5.5 X 2.5 X 7.25 Centímetros, sensor de vento 1: 5 X 17 Centímetros, Sensor de vento 2: 5 X 40 Centímetros e a unidade de controle do instrumento e sensor de pressão 14 X 14 X 13 Centímetros.


MOXIE:


O experimento de Utilização de Recursos In-Site do oxigênio da Mars é mais conhecido como MOXIE, ele demonstrará uma maneira de como os futuros exploradores irão retirar oxigênio de Marte, tanto para respirar quanto para propulsores. Como vimos acima, seu principal objetivo é retirar oxigênio da atmosfera a partir de dióxido de carbono, MOXIE quebrará a molécula de CO2 e a partir dessa etapa ele poderá extrair o O.

Com esse experimento permitirá que os futuros estudantes de Marte Respire e use o oxigênio nos propulsores. Está localizado dentro do rover, na parte frontal do lado direito, em Marte ele pesa aproximadamente 6 kg, seu tamanho é de 23.9 x 23.9 x 30.9 centímetros, sua capacidade de produção de oxigênio é de ate 10 gramas por hora.


PIXL:


O Instrumentos Planetário Para Litoquímica de Raio-X ( PIXL), é um instrumento de fluorescência de Raio-X para determinar a composição química dos materiais na superfície em uma escala minúscula. Seu principal objetivo é fornecer avaliação geográfica detalhada, habitabilidade e potencial de preservação de bioassinaturas e fornecer uma base geoquímica detalhada para a seleção de amostras. O PIXL é montado na Mão (Torre) no final do braço do rover, a cabeça do sensor é montado no braço, pesa aproximadamente 4.3 kg, a parte eletrônica é montada no corpo do rover e pesa aproximadamente 2.6 kg e o teste de amostras e calibração dos instrumentos científicos pesa aproximadamente 0.015 kg, sua energia é cerca de 25 watts, a cabeça do sensor montado no braço mede cerca de 21.5 X 27 x 23 Centímetros. O diâmetro de cada um dos discos de teste de amostras e calibração dos instrumentos científicos possui 5 milímetro, já a base do pedestal mede 39 X 30 milímetros.

O retorno de dados do PIXL é de aproximadamente 16 MegaBytes por experimento ou 2 MegaBytes por dia.


RIMFAZ:


O Radar Imager For Mars Subsurface Experiment, usa ondas de radar para sondar o solo sob o rover. Seu principal objetivo é observar características geológicas sob o solo com radar de penetração no solo, sua antena esta localizada na parte inferior ( traseira ) do rover, seu peso é de aproximadamente 3 kg, sua capacidade de energia vai de 5 a 10 KiloBytes por local de sondagem e seu tamanha é 196 X 120 X 66 milímetros, seu alcance de frequência vai de 150 a 1.200 MegaHertz , sua resolução vertical é cerca de 15 a 30 Centímetros de espessura e sua capacidade de penetração é mais de 10 metros de profundidade, dependendo dos materiais. O intervalo entre suas medições é de aproximadamente 10 centímetros ao longo da pista do rover. RIMFAZ também pode detectar água, gelo ou salmouras a mais de 10 centímetros abaixo da superfície.



SHERLOC:


Varredura de Ambientes Habitáveis com RAMAN e Luminescência para Orgânicos e Químicos ( SHERLOC), montado no final do braço o SHERLOC usa Câmeras, espectrômetros e um laser para pesquisar organismos e minerais, além de sua câmera de contexto preta e branca SHERLOC é auxiliado pela câmera WATSON, uma câmera colorida para tirar imagens em close up de grãos de rochas e texturas da superfície .

A principal função de SHERLOC é detectar ( em uma fina escala) minerais, moléculas orgânicas e possíveis bioassinaturas, o peso da torr é de 3.11 kg e o corpo do SHERLOC pesa 1.6 kg. A capacidade de energia da Torre é de 32.2 watts , o tamanho SHERLOC é de 26.0 X 20.0 X 6.7 centímetros e seu retorno de dados é de 79.7 MegaBytes (bruto). A resolução espacial da WATSON é de 15.9 micrometros, a câmera de contexto 10.1 micrometro e a resolução do laser 100 micrometros, e por fim o campo de visão da imagem é de 2.3 X 1.5 centímetros já o da espectroscopia é de 7 X 7 milímetros. SHERLOC ainda carrega alguns pedaços de matérias que compõe os trajes espaciais, ele tem como objetivo testar a precisão e observar como eles ( os elementos do material dos trajes espaciais) se comportam no ambiente hostil de Marte.


SUPERCAM:


Examina rochas e solos com uma câmera, o laser 1064 e espectrômetros em busca de compostos orgânicos. Sua principal função é identificar a composição química e mineral ( inclusive sua composição atômica e molecular) de alvos tão pequenos quanto uma tarraxa de brinco, a uma distancia de mais de 7 metros. Para medição de composição Elementar a SuperCam integra os Recursos Remoto de Espectroscopia Induzida a Laser (LIBS) . O LIBS usa um laser de 1064 nanômetros para investigar alvos a uma distância de até 7 m do rover. Além disso a SuperCam também realiza espectroscopia RAMAN de 532 nanômetros para investigar ate 12 metros de distancia, espectroscopia de fluorescência resolvida no tempo ( TRF) de 400 a 900 nanômetros, espectroscopia de refletância vísivel e infravermelha ( VISIR ) de 1.3 a 2.6 micrometros, a distancia. SuperCam também possui um Micro-Imageador Remoto Colorido que adquire imagens de alta resolução de amostras ( RMI ). O laser da SuperCam pode ser usado para "soprar" a poeira a distancia, a fim de ter tem um campo de visão melhor. A cabeça do sensor esta instalada no mastro e pesa 5.6 kg, já os componentes eletrônicos estão instalados no corpo do rover e pesa 4.8 kg, o teste de amostrar e calibração dos Instrumentos científicos pesa 0,2 kg. A capacidade de energia da supercam é de 17.9 watts, a cabeça da supercam mede 38 X 24 X 19 centímetros e o alvo de calibração é de 3 centímetros e seu retorno de dados é de 15.5 MegaBytes por experimento ou cerca de 4.2 MegaBytes por dia. Para o benefício de futuras explorações espaciais Humanas, a supercam identifica quais elementos da poeira do planeta pode ser prejudiciais para os Seres Humanos, segundo engenheiros e profissionais que trabalharam no projeto disse que a SuperCam é uma versão melhorada do laser Cheam Cam usado no Rover Curiosity.


HELICÓPTERO INGENUITY:

Preso à barriga do rover para a viagem a Marte, estava uma demonstração de tecnologia para futura exploração espacial humana - o Mars Helicopter Ingenuity, testando o primeiro vôo motorizado em Marte. O helicóptero é uma tecnologia nova que "pegou uma carona" no rover, esse experimento servirá para sabermos se é possível voar em Marte ou não, o helicóptero deve ainda fazer algumas fotografias do planeta.


Como todo grande projeto a NASA teve ajuda de outros países.

Colaboraram com a MISSÃO 2020 PERSEVERANCE ROVER:

  • Espanha

  • França

  • Índia

  • Itália

  • Noruega


*ATUALIZAMOS TODAS AS MATÉRIAS CONFORNE A NECESSIDADE, NO CASO DA MISSÃO PERSEVERANCE DA NASA: MARS HOPE DOS ÁRABES E A MISSÃO TIANWEN 1 DA CHINA, AS REVISÕES SERÃO REALIZADAS COM MAIS FREQUENCIA, POIS TRATA-SE DE MISSÕES HISTÓRICAS E QUE ESTÃO EM FASE DE ANDAMENTO*

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Formulário de Assinatura

  • facebook
  • instagram
  • youtube

©2020 by TV BigBang. Proudly created with Wix.com

bottom of page