✓ 13 de Novembro: NROL - 101
O foguete ATLAS V é um sistema de lançamento descartável e é a 5° versão principal da Família ATLAS, o foguete voará na configuração 531, isso significa que a carenagem de carga útil mede 5,4m de diâmetro, 3 impulsionadores de foguete sólido e um único motor RL 10C em seu estágio superior, a missão NRO Launch 101 está a serviço do National Reconnaissance Office. Essas missões são geralmente classificadas de modo que seus objetivos exatos e elementos orbitais não são publicados.
✓ 14 de Novembro: Falcon 9 Block 5 • Crew-1
O foguete Falcon 9 Block 5 da SpaceX é considerado um foguete de porte médio, é 5° versão do Falcon 9 Full Thrust ( também conhecido como Falcon 9 v1.2, também porte médio ) o Falcon 9 Block 5 possui 70m de altura (com carenagem de carga útil) , 3,66m de diâmetro, dois estágios, é movido por motores Merlin.
PRIMEIRO ESTÁGIO POSSUI:
Motor: 9 motores Merlin 1D;
Combustível: LOX SUB REFINADO / RP-1 REFINADO
Impulso: 7,607 kN;
SEGUNDO ESTÁGIO POSSUI:
Motor: 1 motor Merlin 1D Vacuum
Combustível: LOX / RP-1
IMPULSO: 934 kN
MISSÃO FALCON 9 BLOCK 5: CREW-1
O foguete Falcon 9 levará a espaçonave Crew Dragon 1 para sua primeira missão operacional tripulada para a Estação Espacial Internacional (ISS). Abordo da espaçonave estarão 4 astronautas, sendo 3 astronautas americanos da NASA: Mike Hopkins; Victor Glover; Shannon Walker; e um astronauta japonês da JAXA: Soichi Noguchi, esses foram os astronautas escolhidos para fazer parte da missão crew-1 os astronautas também nomearam a cápsula de Resilience, durante o tempo que os astronautas passarão na Estação Espacial Internacional eles conduzirão um estudo científico no laboratório orbital. A missão terá uma duração de 6 meses e a volta da tripulação está prevista para acontecer em Maio de 2021, ao retornar para Terra a cápsula cairá no Oceano Atlântico.
LOCAL DE LANÇAMENTO: Complexo de lançamento 39A (LC - 3A) Centro Espacial Kennedy , na Flórida, EUA.
✓ 15 de Novembro: Electron Return to Sender
O foguete Electron da Rocket Lab é um pequeno sistema de lançamento descartável neozelandês e foi desenvolvimento para fazer lançamento de pequenos satélites, o Electron é um foguete de dois estágios ( com um terceiro estágio opcional ) é movido por motores Rutherford, seus motores são fabricados na Califórnia e são os primeiros a alimentar um foguete orbital. Electron possui 18m de altura, 1,2m de diâmetro. Seus 9 motores foram fabricados em uma impressora 3D, Rutherford é o primeiro motor de Oxigênio/Querosene a usar impressão 3D para todos os componentes primeiros.
PRIMEIRO ESTÁGIO POSSUI:
Motor: 9 motores Rutherford
Combustível: LOX / RP-1
Pico de Impulso: 192 kN
SEGUNDO ESTÁGIO POSSUI:
Motor: 1 motor Rutherford
Combustível: LOX / RP-1
Impulso total: 22kN
KICK STAGE
É um estágio de pontapé de apogeu opcional que pode executar queimaduras múltiplas para colocar várias cargas em órbitas circulares diferentes, ele abre significativamente mais opções orbitais, particularmente para clientes que tradicionalmente se limitam à órbita designada da carga primária. É capaz de 120 kN de empuxo e múltiplas queimaduras. Movido por um motor Curie de propelente liquido o motor usa um monopropelente "verde" impresso em 3D
MISSÃO ELECTRON • RETURN TO SENDER
A missão levará 30 pequenos satélites com cargas úteis variadas para clientes distintos. A seguir conheceremos algumas das cargas úteis que voarão abordo do Electron e seus financiadores.
CARGAS ÚTEIS E CLIENTES:
CARGA: DRAG RACER CLIENTE: TRISEPT
OBJETIVO: Dois pequenos satélites Millenium Space Systems 6U qualificados testará a eficácia de novas tecnologias de amarração projetada para acelerar a reentrada de espaçonaves e reduzir detritos orbitais na conclusão das missões. 1 satélite com dispositivo de arrasto de corda e outro satélite sem, a espaçonave controlada deve sair da órbita em 45 dias já a outra que não será controlada deverá permanecer em órbita por 7 anos.
CARGA: BRO-2 E BRO-3 CLIENTE: UNSEENLABS
OBJETIVO: É o 2° e 3° satélites da constelação planejada Unseenlabs (cerca de 20 satélites dedicados à vigilância marinha). A constelação permite um melhor monitoramento das atividades marítimas, como pesca ilegal e comportamento anti-ambiental. Os satélites BRO tem uma propriedade única, são os únicos (primeiros) capazes de localizar de forma independente e precisa de radiofrequencias (RF) em todo mundo, de dia ou de noite, em qualquer condição climática e sem exigir qualquer dispositivo de rastreamento de embarque especial.
CARGA: APSS-1 CLIENTE: UNIVERSIDADE DE AUCKLAND
O APSS 1 ou Te Waka Āmiorangi o Aotearoa é um CubeSat U1 desenvolvido pelo APSS (Programa de Auckland para Sistemas Espaciais) da Universidade de Auckland para testar se distúrbios ionosféricos podem ser usados para prever terremotos. O satélite construído por estudante da Universidade carregará uma sonda Langmuir e medirá a densidade de elétrons na ionosfera para determinar a viabilidade de detectar terremotos com antecedência.
16 de Novembro: Vega • SeoSat-Ingenio & Taranis
O foguete VEGA é um sistema de lançamento descartável, tem um conjunto de empresas responsáveis pelo projeto sendo eles ESA, ASI e a ARIANESPACE. O foguete VEGA possui 30m de altura, 3m de diâmetro, quatro estágios.
PRIMEIRO ESTÁGIO: P80
SEGUNDO ESTÁGIO: Zefiro 23
TERCEIRO ESTÁGIO: Zefiro 9
QUARTO ESTÁGIO: AVUM
MISSÃO VEGA • SeoSat-Ingenio & Taranis
O foguete VEGA colocará em órbita dois satélites europeus, ambos os satélites operarão em uma órbita semelhante de aproximadamente 700km. A missão levará os Satélites SeoSat-Ingenio e Taranis.
•SeoSat-Ingenio
O satélite SeoSat-Ingenio é um satélite para Observação da Terra também é o primeiro satélite de Observação da Terra Espanhol. O satélite é equipado com um instrumento ótico de imagem com resolução de 2,5m em preto e branco e resolução de 10m em cores. A missão tem tem previsão para durar 7 anos.
•TARANIS
O satélite TARANIS é um satélite de sensoriamento remoto da Agência Espacial Francesa (CNES) um dos objetivos é coletar dados sobre os eventos transitórios produzidos na camada atmosférica terrestre, esses eventos estão acontecendo entre a atmosfera média e alta, a ionosfera e a magnosfera. Os cientistas estão estudando os chamados Eventos Luminosos Transientes (TLE) e os Flashes de Raios Gama Terrestre (TLG) para saber qual é a relação entre eles, todos esses eventos também têm emissões de ondas eletromagnéticas associados que também serão estudados. A missão está prevista para durar dois anos.
LOCAL DE LANÇAMENTO: Centro Espacial de Kourou, Guiana Francesa.
*AO LONGO DA SEMANA TEREMOS ATUALIZAÇÕES DOS LANÇAMENTOS*

Comments