No dia 19 de Novembro está programado para ocorrerá mais uma tentativa de lançamento do foguete Electron que lançará 30 pequenos satélites cargas úteis diversas para diferentes empresas. O lançamento acontecerá no Complexo de lançamento 1 na península de Mahia, na Nova Zelândia. A missão vem sendo adiado desde 15 de novembro.
No dia 21 de Novembro está previsto para ocorrer o lançamento do foguete Falcon 9 que lançará o satélite Sentinel 6 ou Jason CS (Continuity of Service) em uma Órbita Terrestre Baixa para continuar o registro de dados do nível do mar coletados anteriormente pela série de satélites JASON, o satélite também fará parte da rede de satélites de Observação da Terra Copernicus da comissão européia. Jason-CS / Sentinel-6 inclui dois satélites idênticos com lançamento previsto para 2020 (satélite A) e 2025 (satélite B). Em fevereiro de 2020, o Satellite A foi renomeado para Sentinel-6 Michael Freilich em homenagem ao Dr. Michael Freilich, Diretor da Divisão de Ciências da Terra da NASA. O satélite foi construído pela Airbus Defense and Space e pela Thales Alenia Space, o satélite é uma missão conjunta da ESA, NASA, NOAA, CNES E EUMETSAT. O lançamento está programado para ocorrer no SLC 4E, Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia.
No dia 22 de Novembro está programado para acontecer o lançamento do 16° lote de aproximadamente 60 satélites para a rede de banda larga Starlink da SpaceX, a missão foi nomeada de Starlink V1.0 L-15. O lançamento está programado para ocorrer no SLC 40, na Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral na Flórida. O lançamento vem sendo adiado desde outubro.
No dia 23 de Novembro está marcado para acontecer o lançamento do foguete chinês Long March 5 que promete trazer para o Planeta Terra amostras da Lua. Se tudo der certo a China se tornará a terceira nação Mundial a trazer amostras lunares, depois dos Estados Unidos e da Rússia, também será a primeira tentativa de retorno de amostras da Lua desde 1976. O lançamento está previsto para acontecer no Centro Espacial de Wenchang, na província de Hainan, na China.
No mesmo dia, 23 de Novembro, a Rússia lançará o foguete Soyuz com 3 satélites de comunicação Gonets M e um Cluster de cargas úteis internacionais de compartilhamento de transporte. O lançamento está previsto para acontecer no Cosmódromo de Plesetsk, na Rússia.
No dia 28 de Novembro está programado para acontecer o lançamento do foguete russo Angara - A5 para seu segundo vôo de teste orbital. O Angara A5 é um Veículo de lançamento de carga pesada consiste em um núcleo URM-1 e quatro propulsores URM-1, um segundo estágio URM-2 e um estágio superior, o Briz-M ou o KVTK . O Angara A5 é capaz de entregar 5,4 toneladas para GTO (Órbita de transferência geoestacionária) com Briz-M, ou 7,5 toneladas para a mesma órbita com KVTK.
Também no dia 28 de Novembro o foguete Soyuz ST-A lançara o satélite Falcon Eye 2 de imagens terrestres de alta resolução, para os Emirados Árabes. O local de lançamento será no Centro Espacial da Guiana, em Kourou, na Guiana Francesa.
No dia 29 de Novembro o Japão lançara o foguete H2-A que levará o satélite JDRS-1 para uma órbita geossíncrona. É o primeiro satélite de relé ótico de dados, com uma carga útil de comunicações a laser. Este é um satélite de retransmissão de dados japonês com uma missão dupla, Militar e Civil, a carga útil militar é uma carga útil de relé de dados ópticos para conexão com os satélites de reconhecimento IGS-Optical e IGS-Radar de última geração já a carga útil civil é a carga útil experimental JDRS-1 (Japanese Data Relay System) da JAXA para uso com outros ativos de órbita terrestre baixa da JAXA. O local de lançamento será no Centro Espacial Tanegashima - Japão
Comentários