No dia 24 de junho de 2020, (Quarta-feira), o administrador Jim Bridenstine, anunciou que o prédio da sede da agência em Washington, D.C , terá o nome da primeira engenheira aeroespacial negra da NASA: Mary Winston Jackson.

”Mary W. Jackson fazia parte de um grupo de mulheres muito importantes que ajudaram a NASA a conseguir colocar astronautas americanos no espaço, Mary nunca aceitou o status, ela ajudou a quebrar barreiras e abrir oportunidades para afro-americanos e mulheres no campo da engenharia e tecnologia ”, Disse Bridenstine. “Hoje, anunciamos com orgulho o prédio da sede da NASA em Mary W. Jackson. Ele se encaixa apropriadamente no 'Hidden Figures Way', um lembrete de que Mary é um dos muitos profissionais incríveis e talentosos da história da NASA que contribuíram para o sucesso desta agência. Escondidos, continuaremos a reconhecer as contribuições de mulheres, afro-americanos e pessoas de todas as origens que tornaram possível a história bem-sucedida de exploração da NASA. ”
Carreira e Vida: Mary Winston obteve o bacharelado em matemática e em física pela universidade Hampton em 1942. Após se graduar na universidade Hampton, Mary deu aulas em Maryland. Em 1951 Mary foi para o National Advisory Committee For Aeronautics (NACA, atual NASA), sua carreira como matemática começou no mesmo ano em Langley Research Center, ainda em Hampton, em 1953 ela foi para outro setor, o Compressibility Research Division, depois de 5 anos trabalhando na NASA e de vários cursos de extensão, Mary foi para um programa especial de treinamento e foi promovida a engenheira aeroespacial.
Mary trabalhou com análise de dados em experimentos com túnel de vento e de aeronaves experimentais no Departamento Teórico de Aerodinâmica na divisão de aerodinâmica Subsônica-Transônica, em Langley. Seu objetivo era de entender como o ar fluía, incluindo empuxo e arrasto, muitos anos depois ela foi designada para trabalhar como engenheira de voo na NASA.
Mary Winston Jackson, uma matemática e engenheira aeroespacial, liderou programas que influenciam a contratação e promoção de mulheres nas carreiras de ciências, tecnologias, engenharia e matemática da NASA. Em 2019, (14 anos após sua morte), ela foi premiada com a medalha de Ouro do congresso.
Homenagem: Mary foi interpretada no filme Hidden Figures, que foi lançado em 2017, sobre as três cientistas negras da NASA que calcularam as trajetórias de voo do Projeto Mercury e do Apollo 11, nos anos 1960. O filme é baseado no livro de Margot Lee Shetterly que documentou as carreiras e as contribuições de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Mary é interpretada pela cantora e artista visual Janelle Monáe.
Nascimento e Morte: Mary Winston Jackson nasceu no dia 19 de abril de 1921, em Hampton, Virgínia,Estados Unidos, e faleceu no dia 11 de fevereiro de 2005 (Aos 83 anos), em Hampton, Virgínia, Estados Unidos.
Comments