Plutão foi descoberto na década de 30 por Clyde Tombaugh.
Os cientistas sugerem que a composição interna de Plutão seja 60% Rocha e 40% Gelo.
A ATMOSFERA DE PLUTÃO
A atmosfera de Plutão consiste em uma fina camada de nitrogênio, metano e gases de monóxido de carbono, que se origina dos gelos que contem essas substancias na superfície. Conforme Plutão se distancia do Sol, sua atmosfera congela e cai na superfície. Porém conforme a órbita de Plutão se aproxima do Sol, o gelo da superfície evapora e reabastece a atmosfera.
SATÉLITES NATURAIS DE PLUTÃO
Plutão possui 5 satélites naturais: Estige, Nix, Hidra, Cérbero e Caronte.
Estige: é um pequeno satélite natural de Plutão, sua existência foi anunciada em 11 de julho de 2012. Foi o quinto satélite confirmado do planeta anão.
Nix: é um satélite natural de Plutão. Ele foi descoberto junto com Hidra em junho de 2005
Hidra: é um satélite natural de Plutão. Ela foi descoberta juntamente com Nix em junho de 2005.
Cérbero: é um satélite natural de Plutão. Foi descoberto pelo Telescópio Espacial Hubble em 28 de junho de 2011 e anunciado em 20 de julho de 2011. Com um diâmetro estimado entre 13 e 34 km, é a menor lua de Plutão conhecida.
Caronte: A maior lua de Plutão. Foi descoberta em 22 de junho de 1978.
PLUTÃO E SEU SATÉLITE NATURAL CARONTE
Caronte forma junto com Plutão um sistema de astros duplos, descoberto por James Walter Christy. Esse satélite natural de Plutão tem cerca da metade do tamanho do planeta, o que torna o satélite maior que seu corpo principal. Caronte orbita Plutão a cada 6,4 dias. O mesmo lado de Plutão está sempre voltado para o mesmo lado de Caronte e vice e versa. Plutão e Caronte ora são considerados como planetas binários, porque o baricentro de suas órbitas não se encontram em nenhum dos corpos, e sim no espaço livre entre eles, ora não, e Caronte é aceita oficialmente como satélite natural de Plutão.
CORAÇÃO DE PLUTÃO
A Tombaugh Regio, apelidada de Coração de Plutão, é uma característica na superfície do planeta anão Plutão. Uma grande região de cor clara de aproximadamente 1.590 km de diâmetro, que foi apelidada de "coração" de Plutão pela NASA e pela mídia, em homenagem ao astrônomo Clyde Tombaugh.
NOMENCLATURA DE PLUTÃO
Até 2006 Plutão era considerado o nono Plante do Sistema Solar. E com a descoberta de Éris (que é 27% mais massivo que Plutão) em 2005 a classificação de Plutão como Planeta passa a ser questionada. Em 2006 a UAI (União Astronômica Internacional) se reuniu para definir uma nova classe de corpos celestes, que foi chamado de Planetas Anões. E assim Plutão entrou para a nova classe, a classe dos Planetas Anões junto com Éris e Céris.
Sendo Assim Plutão NÃO DEIXOU DE SER UM PLANETA, e sim ganhou uma nova nomenclatura: PLANETA ANÃO.
Comments