Hoje falaremos sobre Saturno o Planeta mais charmoso do nosso sistema solar, e não podemos deixar de mencionar a gloriosa missão Cassini-huygens.
A MISSÃO CASSINI-HUYGENS: Ganhou esse nome em homenagem ao grande Astrônomo e Matemático Giovanni Domenico Cassini, conhecido por suas contribuições na área da astronomia como por exemplo: As leis de Cassini, a descoberta de 4 dos 82 satélites naturais de Saturno, entre muitas outras contribuições. E ao grande Físico, Inventor, Matemático e Astrônomo Christiaan Huygens, conhecido por diversas contribuições em vários campos científicos, como por exemplo: a descoberta dos anéis de Saturno e seu satélite Titã, entre muitas outras contribuições. A missão Cassini-huygens foi um projeto conjunto das Agências Espaciais Americana (NASA), Europeia (ESA) e Italiana (ASI), foi uma missão Espacial não tripulada enviada a Saturno e seu sistema de anéis para estudar o Planeta, seus satélites naturais, a heliosfera, e para testar a teoria da relatividade. A missão era composta por dois elementos principais, o Orbitador Cassini, e o aterrisador Huygens. O projeto levou 20 anos de planejamento e desenvolvimento até o momento de seu lançamento, a Cassini-Huygens foi lançada no dia 15 de outubro de 1997, sobrevoou os planetas Júpiter e Vênus ao longo de sua viagem de 7 anos. A nave entrou na órbita de Saturno no dia 1 de julho de 2004, e em dezembro do mesmo ano a sonda Huygens separou-se do orbitador Cassini. No dia 14 de janeiro de 2005 a sonda Huygens entrou na atmosfera e pousou na superfície de titã, o maior satélite natural do Planeta Saturno, transmitindo imagens e dados para o Planeta Terra. Essa foi a primeira vez em que um objeto construído por seres humanos pousou em um corpo celeste do sistema solar exterior.
SATURNO E SEU SISTEMA DE ANEIS: Saturno é o sexto planeta a partir do sol, o segundo maior do sistema solar e o menos denso entro os planetas. Sua principal características é o seu complexo sistema de anéis. Saturno não é o único planeta que possui aneis, porém Saturno tem o sistema de anéis mais brilhantes, massivos e complexo do que qualquer outro planeta. Saturno é composto por hélio e hidrogênio, em sua camada externa, esses elementos são gasosos, em seu interior, onde a temperatura e pressão crescem com a profundidade, comportam se como um fluido, e ainda mais profundo comportam se como um metal líquido. Saturno ainda possui um núcleo de rocha e gelo, que tem de 10 a 20 vezes a massa do Planeta Terra. A superfície amarelo-clara de saturno é a camada superior de sua densa atmosfera, um fino nevoeiro o encobre. Tempestades gigantescas são um traço da atmosfera superior do Planeta. Saturno tem um período orbita de 29,5 anos e um período rotacional de 10,34 horas, ou seja, em saturno o ano é muito longo, porém o dia demora apenas 10 horas. Seu eixo de rotação inclina se a 26,7° em relação a vertical. Os anéis de Saturno ainda são um grande mistério para a ciência, mas uma teoria sugeri que possivelmente os anéis foram formados de uma lua que se deteriorou. Apenas o anel E de Saturno possuí uma explicação.
EQUINÓCIO EM SATURNO: No equinócio exato o sol estará brilhando na borda dos anéis, mas um pouco antes ou um pouco depois, o sol estará baixo em relação aos anéis e quaisquer protuberância nas verticais, para cima ou para baixo dos anéis, provocariam uma sombra muito longa. E em 2009 a Cassini estava em uma posição perfeita para observar o equinócio em Saturno, assim os cientistas puderam observaram que haviam lugares em que as partículas dos anéis se elevavam formando estruturas de até 5 quilometro acima do plano deles. Pela primeira vez sabemos que os anéis de saturnos são tridimensionais.
ENCELADOS: Um dos 82 satélites naturais de Saturno, vem causando um alvoroço nos cientistas. É uma pequena lua, de um branco reluzente chamada Encelados, foi descoberto em 1789 por William Herschel. Encelados é o sexto maior satélite de Saturno, possui um oceano global de água líquida sob sua superfície gelada. Criovulcões no polo sul ejetam grandes jatos de vapor de água e outros voláteis, como cristais de gelo, para o espaço. Uma parte dessa água cai de volta sobre a lua como se fosse “neve”, outra parte é adicionada aos anéis de saturno, enquanto outra parcela atinge o planeta. Alguns desses jatos se estendem por milhares de quilometros em direção a Saturno, e é assim que o anel E de Saturno é formado.
TITÃ: É a maior satélite natural de Saturno e o segundo maior de todo o sistema solar. Titã é o único satélite que possui uma atmosfera densa, foi descoberto em 1655 pelo astrônomo Christiaan Huygens. Titã é formado principalmente de gelo e materiais rochosos. Sua atmosfera densa e opaca impediu um maior compreendimento de sua superfície até a chegada da sonda Cassini-Huygens em 2004. Desde então vários dados já foram descobertos, incluindo a existência de lagos de metano na superfície do planeta. Titã tem uma superfície geologicamente jovem, com poucas crateras de impactos, porém já foram encontradas várias montanhas e possivelmente criovulcões. A atmosfera é composta por 95% de Nitrogênio, a atmosfera mais densa e rica em nitrogênio do sistema solar - com vestígios significativos de vários hidrocarbonetos, A atmosfera de Titã ( é teoricamente bem parecida com a atmosfera terrestre há bilhões de anos.).
Você gostou dessa matéria?? Então não se esquece de se tornar um membro do site para receber mais notícias.
Para mais novidades visite nossas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/BigBangProjeto/
Instagram: https://www.instagram.com/projetobigbang/
Grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Hng3TGGALGJ4muIIHs1umx
E não se esqueça de dar uma passada no canal da TV BigBang no YouTube, lá você encontra diversos vídeos educativos e interativos com uma linguagem mais popular.
créditos das fotos: https://solarsystem.nasa.gov/
Comments